São facetas dentais superfinas feitas de porcelana para corrigir imperfeições, manchas leves, lascas e fraturas de pacientes. A principal vantagem desse método, é que pode durar muitos anos, e evitar o desgaste do esmalte natural da pessoa, ao contrário do que fazem as facetas comuns.

A técnica existe há alguns anos, mas agora virou moda, devido á grande procura por um sorriso mais jovem e bonito em apenas 2 consultas basicamente.

A lente tem entre 0,2 mm e 0,4 mm de espessura, enquanto as facetas normais têm pelo menos 1 mm. Pode se beneficiar também quem quiser aumentar o tamanho dos dentes, e se forem separados – o espaço entre eles é chamado de diastema e também pode ser fechado com as lentes.

Esse método é contraindicado para quem range os dentes, tem o hábito de roer as unhas ou morder objetos como pontas de caneta. Nesses casos, as facetas mais grossas são melhores.

A manutenção da lente de contato é feita no próprio consultório, nas consultas de rotina , o ideal é voltar ao especialista à cada seis meses no começo, e depois aumentar esse intervalo para um ano. Além disso, não é necessário evitar o consumo de determinados alimentos ou bebidas. A porcelana tem propriedades muito parecidas com as do esmalte do dente, e pode ser até mais resistente que ele.

Voltar